Pular para o conteúdo principal

Como Sair da Crise no Brasil




Em meu círculo de convívio profissional e pessoal, a crise é um dos assuntos mais falados ultimamente e uma das formas de sair dela é empreendendo e investindo num curso de brigadeiros gourmet.

Pois o mercado de alimentação e principalmente de doces gourmet estão em crescimento em nosso país apesar dessa crise.

Alguns chamam de recessão, outros de crise mesmo, e alguns até negam que exista algo de diferente acontecendo em nosso país.

O fato é que realmente estamos passando por um momento bastante complicado em nosso país, principalmente pelo nosso quadro político, onde a cada dia vemos mais escândalos.

Mercados Em Ascensão na Crise


Poucos são os segmentos que seguem um ritmo de crescimento, como é o caso dos brigadeiros gourmet.

A maioria dos mercados sofrem uma amarga redução de faturamento, margem e volume de negócios.

Mas enfim, estamos certamente em uma crise econômica, obviamente também em uma crise política, isso conseguimos ver todos os dias nos noticiários.

Ao meu ver a situação vai mais além, pois temos em nosso país uma crise moral, social, emocional, e muitas outras.

É claro que precisamos ser otimistas, deixar essa energia ruim de lado, mas, o fato é que não podemos ignorar o que estamos vivendo.

Acredito que a total negação seja muito danosa ao país, pois fingir que nada ocorre faz com que não busquemos a solução para os problemas, como empreender com brigadeiros.

Assim como uma mãe, que com o filho mimado envolvido em atos ilícitos e no consumo de drogas, insiste em negar o que de maneira óbvia está ocorrendo.

Em empresas, na nossa vida pessoal, e é claro, ao governar um país, é fundamental analisarmos o que não está indo bem, para então corrigirmos os processos e pessoas.

Essa é a chance que temos para fazer um lugar melhor para nossos filhos e descendentes, a crise na realidade é uma criadora de oportunidades para todos nós.

Pagamos Muito Além dos Impostos


O pior é que todos sofrem as consequências na crise, vivemos em um país onde tudo se paga mais de uma vez.

Você acha que estou falando somente dos impostos?

Existe muita bitributação nas cadeias produtivas e comerciais, mas não é nesse aspecto que estou falando em pagarmos duas vezes, refiro-me ao fato de que, pela quantidade de impostos que pagamos, a nós seria devido o melhor dos serviços de educação, segurança, saúde, etc.

Mas infelizmente o que é oferecido está muito aquém do mínimo digno. E qual a única solução que temos?

Pagarmos duas vezes, ou seja, pagamos por escolas melhores, pagamos por um tratamento digno de saúde, pagamos por um transporte melhor, enfim, tudo que queremos qualidade, temos que contratar e pagar particularmente.

O imposto pago seria para garantir saúde, mas pagamos planos particulares, consultas e exames, e remédios caríssimos.

Na educação segue a mesma batida, ou seja, o imposto pago deveria, repito, deveria prover condições de estudos descentes aos nossos filhos e crescimento intelectual.


Mas também estamos bem longe disso.

Precisamos pagar escola particular aos nossos filhos e uma série de outras atividades.

E até as universidades federais, que até bem pouco tempo atrás eram sinônimo de qualidade, não são mais percebidas desta forma, sendo um cenário de caos e descaso.

Quanto à segurança, nem vou comentar, pois a situação é muito pior, e vivemos numa sociedade cada vez mais e mais violenta.

Bom, podemos encarar esse post numa categoria de desabafo, pois é assim que me sinto ao escreve-lo.

E você sabe o que é pior? Não existe nenhuma saída a curto ou médio prazo.


Tenho esperança na nova leva de profissionais e empreendedores que estão entrando no mercado.

Veja que juízes, delegados, todos os envolvidos de alguma forma positiva são novos.

Acreditam no sistema e estão buscando alguma maneira de arrumar essa bagunça toda.

Enquanto que a velha guarda ainda insiste em jeitinhos brasileiro, que em outras palavras significa malandragem e corrupção mesmo.

Vamos em frente, como dizem por aí somos brasileiros e nunca desistimos.

Embora sinceramente a vontade que sinto é de largar tudo e levar minha família para morar nos EUA, Canadá, ou qualquer outro local onde exista um mínimo de respeito com as pessoas de bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtificação de Serviços - Empreendedorismo

Quando uma empresa busca entender melhor os seus serviços, como poderiam tangibilizar suas entregas, identificar segmentos e perfis de clientes interessados, e adaptar as ofertas a estes, ela está seguindo rumo ao sucesso de seus negócios. Além dos pontos acima, a formatação de produtos a partir dos atuais serviços ofertados, é onde precisa se dedicar mais tempo na busca de caminhos e estratégias viáveis. Já não é recente a tendência das empresas de produtos ofertarem também serviços conjugados, assim oferecendo maior comodidade aos seus cliente, já que estão agregando serviços que outrora buscaria uma segunda empresa para solucionar. Como forma de agregar valor, aumentar rentabilidade da operação, ou mesmo diferenciarem-se da concorrência, o que deixará a empresa um passo à frente sempre. Como Tangibilizar Serviços Mas o inverso também é muito importante e desejável, ou seja, o “ empacotamento ” de serviços, de tal meio que possam ser apresentados e vendidos de for

Como Transformar Seus Serviços Em Produtos

Um elemento muito importante que precisa ser atentado é o “batismo” desse produto. Tendo grande parte no sucesso de venda, identificação e geração do boca a boca futuro, a venda de serviços “produtificados” precisa ter um conceito, imagem, nome. Quanto mais “cara” você der para ele, mais palpável e tangível ele ficará, um belo exemplo é se você trabalha com cursos em vídeo aulas, procurar de alguma forma tangibilizar com mockups , etc. Esse é um ponto importante, mas existem muitos outros. Principais Gatilhos Mentais Para Produtos de Serviços Sempre deve ter depoimentos pois eles são gatilhos mentais de prova e prova social, servindo de endosso por alguém que já comprou aquele serviço em forma de produto, e está satisfeito. Fundamental também é imaginar a entrega que esse produto final irá realizar a cada perfil de cliente, e em cima disso definir os argumentos e propostas de valor de venda. Perceba que inclusive para incentivar a recomendação, indicações e ve

Gestão do Tempo no Empreendedorismo

Uma das questões que muito me aflige, é a gestão do tempo, principalmente nas empresas! Como ser mais produtivo e ao mesmo tempo mantendo a capacidade criativa?! Talvez você seja naturalmente disperso, deixando facilmente novas coisas passarem pela sua cabeça, novas tarefas podem surgir e ti induzirem para iniciá-las, e é claro, interromper aquilo que estava fazendo! Portanto a organização do tempo, de tarefas, é algo fundamental para que você realmente seja produtivo! Talvez você se pegue começando várias coisas ao mesmo tempo, sem terminar nada! O fato é que ficar amarrado a aplicativos e mídias sociais, apesar de ser uma excelente forma de organização, pode consumir todo o seu tempo produtivo . Por causa disso surge a aflição justamente em ter que ficar acompanhando aquela lista de coisas, em ver que não conseguirá dar conta. Face às novas atividades urgentes e importantes que surgem no dia a dia, e a ânsia de ter que ficar “contando o tempo” para